Coordenadora de Psicologia da FQM fala sobre o Dia do Psicólogo

A Profa Fabiana Sabino Figueiredo Sanches, coordenadora de Psicologia da FQM, aproveitou o ensejo do dia 27 de Agosto Dia do Psicólogo, não só para parabenizar os colegas de profissão e acadêmicos do curso na instituição, mas também para falar sobre o papel e a importância deste profissional na sociedade atual.

Segundo a psicóloga, as pesquisas atuais, dentre elas as realizadas pela OMS, têm evidenciado o adoecimento mental da população – com relevantes índices ao público feminino. Dentre as doenças, a depressão é a que se desponta como o mal do século. Assim, quando pensamos em todo esse contexto percebemos o quão fundamental é a atuação do psicólogo junto aos processos preventivos e/ou às possibilidades de tratamento, a fim de oportunizar melhorias à qualidade de vida das pessoas.

Nesse contexto, a Profa Fabiana Sabino ainda destacou os serviços prestados pela Clínica Escola de Atendimento Psicológico – CEAP da FQM, a qual tem atendido gratuitamente a demanda de nossa cidade e de municípios vizinhos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h30min às 17h – com serviços de psicoterapia, aconselhamento psicológico e avaliação psicológica. No entanto, ressaltou que o número de atendimento poderia ser ainda maior – “as pessoas precisam entender que a ajuda profissional não é somente para aqueles que estão doentes, mas para todos que necessitam de atenção e cuidados psicológicos; às vezes, a pessoa está adoecendo e não se percebe nisso – por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho”.

Além disso, há de se ressaltar a expansão da atuação do psicólogo que, além da área clínica, tem se destacado em áreas como a jurídica, a escolar, a organizacional, a hospitalar, a comunitária, a de trânsito, e dentre outras que têm reconhecido a necessidade do trabalho desse profissional – afirmou a coordenadora.

Na oportunidade a responsável pela coordenação do curso de Psicologia da FQM parabenizou os colegas de profissão e também docentes da faculdade, destacando a importância da IES que já lançou no mercado de trabalho treze turmas de Psicologia; e felicitou também os seus acadêmicos os quais têm dedicado a sua formação acadêmico-profissional a tão nobre profissão.

20160804_140649