Agronomia

Matriz Docentes Horários

Nota 3.0 MEC

Atenção alunos do curso de Agronomia, não haverá aula nos dias 02 e 03/05/2014 (sexta e sábado)

Introdução

A busca por novos conhecimentos vem contribuir para a melhoria do ensino, adequando a formação do Agrônomo às necessidades da realidade socioeconômica atual. Estimular a realização de projetos de iniciação científica, articulados com os cursos de graduação, que otimizem a produção vegetal e animal, utilizando o excedente de produção nas atividades sociais e de assistência.

Consolidar e ampliar parcerias com órgãos governamentais, empresas e organizações da sociedade civil, para o desenvolvimento de programas de interesse mútuo e de impacto social. Incentivar o desenvolvimento de programas inovadores, bem como o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais, visando à crescente qualificação de pesquisadores e grupos de pesquisa, estimulando a divulgação do conhecimento produzido.

Contribuir para a construção, juntamente com outros instrumentos, de um centro de excelência de ensino na área agronômica e permitir aos profissionais uma formação capaz de gerar uma agricultura próspera e econômica.

Permitir aos profissionais uma sólida formação humanística, econômica, cultural e crítico – valorativa das atividades pertinentes ao seu campo profissional, orientando a comunidade onde está servindo e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do homem, também permitir uma formação generalista e uma visão abrangente para o desempenho de todos os segmentos da profissão, e proporcionar condições para que os estudantes conheçam, convivam e interajam com a realidade concreta.

Consolidar a extensão universitária como interface da universidade com diferentes segmentos da sociedade e com o espaço pedagógico de formação,  consolidar a extensão da IES enquanto produtora de conhecimento acadêmico-científico, através de uma perspectiva dialógica com a sociedade.

Sobre o Curso

O perfil profissional que se pretende aos graduandos em Agronomia da FMB está inteiramente adequado à realidade socioeconômica de São Luís de Montes Belos, sua região e todo o Estado de Goiás. A definição do perfil determinou a concepção de um currículo generalista, porém voltado para as necessidades locais, ressaltando-se assim o agronegócio.

O aluno deverá receber sólida formação humanística, política e técnica, de forma a obter habilidades e competências para analisar a conjuntura que envolve a unidade produtiva, percebendo as implicações sociais, políticas, econômicas, ambientais e técnicas de sua atuação, com uma postura questionadora e com domínio das técnicas indispensáveis para a apresentação de soluções que garantam o desenvolvimento sustentável. Nas respectivas áreas de atuação agronômica.


+ +