Novembro é o mês anualmente escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para o chamado Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, para reforçar as ações contra a doença.

Assim, em virtude da Campanha Nacional de Fotoeducação do Fórum Nacional das Farmácias Universitárias (cuja iniciativa tem a participação dos cursos de Farmácia das instituições de ensino superior), os acadêmicos do 10º semestre de Farmácia, junto à sua coordenadora a Profa Camelissa Maeda Darian, realizaram no espaço da FQM uma ação com orientações farmacêuticas na luta contra o câncer de pele.

Na oportunidade, os estudantes distribuíram panfletos e promoveram uma mostra com diversos tipos de protetores solar, evidenciando o fator de proteção ideal a cada tipo de pele e a forma correta de seu uso – sensibilizando a todos quanto à necessidade e importância do uso do referido cosmético como meio de prevenção ao câncer de pele.

Segundo a Profa Camelissa Maeda, a campanha é pertinente ao momento vivenciado em que as condições climáticas têm elevado o índice de calor e, por isso, o sol está cada vez mais agressivo; por sua vez, um número considerável de pessoas tem sido cada vez mais diagnosticado com câncer de pele por exposição ao sol. Assim, é preciso prevenir.