Psicologia

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso

A Psicologia é uma área de atuação profissional e um campo de estudos. Em ambas modalidades, o psicólogo trabalha com fenômenos psicológicos como aprendizagem, emoções, cognição, motivação, memória, e outros. Os conhecimentos sobre tais fenômenos são aplicados em todos os contextos humanos: nas relações do indivíduo consigo mesmo, nos seus envolvimentos românticos, nas suas relações familiares, nas instituições em que estuda e trabalha e na comunidade em que reside.

O trabalho do psicólogo envolve ajudar os indivíduos a encontrarem soluções para suas dificuldades atuais, prevenir a ocorrência de futuros problemas e aperfeiçoar as condições de saúde existentes. Devido ao sucesso nesses tipos de intervenção, a Psicologia vem crescendo e ganhando simpatizantes dentro dos hospitais, escolas e empresas. Esse crescimento indica o reconhecimento do trabalho do psicólogo e significa uma ampliação das possibilidades de engajamento profissional.

Objetivo

O objetivo do curso de Psicologia da FQM é possibilitar ao aluno uma formação de bases sólidas, tanto no nível teórico quanto no prático, que os permitam conhecer e realizar pesquisas e atuar nas áreas clínica, educacional, organizacional, da saúde e da avaliação psicológica.

Mercado de Trabalho

O psicólogo é o cientista que estuda o comportamento humano e o profissional que aplica os conhecimentos de sua ciência para prevenir, lidar com e aperfeiçoar as relações dos indivíduos entre si e consigo mesmos. Devido à amplitude do seu objeto de estudo e intervenção, a área de atuação do psicólogo não tem limites definidos, podendo ocorrer em qualquer situação na qual haja interação humana.

A área mais conhecida de atuação do psicólogo é a Psicologia Clínica, na qual o profissional auxilia pessoas ou grupos a se auto-conhecerem, possibilitando que lidem de maneira mais saudável com outros indivíduos, com suas responsabilidades e consigo mesmos. Há também a Psicologia do Trabalho, em que o profissional atua investigando e aperfeiçoando as relações de trabalho e seus efeitos sobre a saúde do indivíduo, bem como as relações entre os indivíduos e as organizações. Na Psicologia Escolar, o psicólogo atua melhorando as situações de aprendizagem e as interações sociais entre professores e alunos, além de estudar e lidar com as causas das dificuldades de aprendizagem.

As três áreas descritas acima são consideradas clássicas dentro da Psicologia. Atualmente, a profissão cresceu e se especializou. Novas áreas têm sido exploradas pelo psicólogo, tais como Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde, Psicologia do Esporte, Psicologia Ambiental, Psicologia do Trânsito, Psicologia Jurídica, dentre outras.

A Psicologia continua em transformação, acompanhando as mudanças da sociedade. Profissionais competentes e atentos às demandas sociais e de mercado têm possibilidade de descobrir novas áreas de atuação. O dinamismo e a amplitude do comportamento humano colocam o limite do trabalho do psicólogo em seu próprio conhecimento e flexibilidade.

  • Duração
    5 anos

    Turno

    Matutino e Noturno

    Horário
    Segunda a Sexta
    Matutino das 08:00 às 09:30 – 09:45 às 11:15 hrs
    Noturno das 18:45 às 20:15 – 20:15 às 22:00 hrs

    Local

    Av. Projetada II, nº 205, Jardim das Oliveiras

    Atos Autorizativos

    Portaria de Autorização MEC Nº 261, de 19/06/2006 – Publicada no Diario Oficial da União de 21/06/2006.
    Portaria de Reconhecimento MEC Nº- 1.712, DE 18/10/2010 – Publicada no Diário Oficial da União de 20/10/2010.
     
  • Nome do Docente Titulação
    Alessandra Serrano Da Silva Especialista
    Cátia Cristine Leite De Almeida Especialista
       
       
       
    Emerson Souza Miler Mestre
    Fabiana Sabino F. Sanches Especialista
    Francis Fachinello Leal Especialista
       
    Jeysson Ricardo F. Cunha Mestre
       
    Thiago Prezoto Especialista