Acadêmicos do Curso de Agronomia realizam aula de campo na empresa COOPERB

Os acadêmicos da turma do 3º semestre do curso de Agronomia da Faculdade Quatro Marcos – FQM, realizaram aula de campo na COOPERB – Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Rio Branco, filial de Mirassol do Oeste-MT. A aula de campo envolveu as disciplinas de Microbiologia; Gênese, Morfologia e Classificação de Solo e Melhoramento Genético, e foi acompanhada pelos professores mestres Ademir Patrik de Moura e Vagner Meira Teixeira.

As atividades ocorreram durante todo o dia e visaram melhorar a qualidade do processo de ensino–aprendizagem e garantir uma formação de qualidade aos futuros profissionais. Inicialmente, os estudantes participaram de 02 palestras técnicas, com o Marcelo Bernardo da Silva, Químico Industrial, responsável pelo processamento industrial da Usina de produção de álcool e Lucas de Souza Ferreira, Engenheiro Agrônomo, supervisor de produção primária, que ocorreram no auditório da filial do município de Mirassol D´Oeste. Foram feitas visitas em áreas viveiros de mudas e de produção de cana-de-açúcar, e acompanhamento do plantio e colheita mecanizada nos municípios Mirassol e de Glória D´Oeste-MT.

Dentre os assuntos abordados, destaca-se: o uso de microrganismos na fermentação para produção de álcool etanol, no controle de pragas e doenças e fixação de nutrientes; conservação do solo com adubação verde com leguminosas e locação de terraços e plantio direto; tipos de erosão; identificação de material de origem, estrutura e textura do solo; programa de melhoramento genético e características de variedades de cana-de-açúcar; máquinas e equipamentos agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão.

Segundo o professor Vagner Meira Teixeira, “a aula de campo foi muito importante por garantir aos estudantes do Curso de Agronomia o conhecimento prático daquilo que está sendo visto em sala de aula pelo conhecimento teórico-científico.”.

Acesse a galeria de fotos.