APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso de Fisioterapia da Faculdade de Quatro Marcos (FQM) é concebido para formar profissionais com visão bioética, humanística, crítica e reflexiva, para atuar nas equipes multiprofissionais e interdisciplinares em todos os níveis de atenção à saúde, com cientificidade e desenvolvimento intelectual, exercendo as funções que lhes são atribuídas legalmente: assistenciais, administrativas, educativas e de pesquisa nos níveis primário, secundário e terciário da saúde.

O bacharel em Fisioterapia já é do ponto de vista profissional, consagrado entre os educadores que as ações de saúde devem ser equacionadas em torno de uma equipe multiprofissional. A criação do curso de Fisioterapia em São José dos Quatro Marcos/MT está baseada em uma pesquisa preliminar das necessidades da região. Este curso está pensado como um projeto evolutivo no atendimento individual e coletivo dos sujeitos envolvidos. A saúde como condição do bem-estar do ser humano terá uma visão global que relacione o homem com o ambiente em que vive e trabalham seus valores, seus problemas, suas escolas, sua educação.

O curso de graduação em Fisioterapia, seguindo as Diretrizes Curriculares para a Formação de Fisioterapeutas do Conselho Nacional de Educação, se compromete com uma “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual”.

A FQM sabendo que não há possibilidade de mudanças no país se não houver transformações profundas na educação, tem como proposta contribuir para o crescimento do oeste mato-grossense . Só assim, é possível formar cidadãos críticos, competitivos e capazes de serem agentes transformadores de sua própria vida e da realidade que os cerca.

 

 OBJETIVOS DO CURSO

 GERAL

Formar Fisioterapeutas generalistas capazes de prestar assistência integral sistematizada, exercer as funções de promoção da saúde, prevenção, reabilitação e tratamento/enfermidade, no contexto das necessidades do ser humano e da realidade loco-regional.

ESPECÍFICO

 Para que o objetivo geral seja atingido, foram delineados os seguintes objetivos específicos para o curso:

  • Promover o preparo do fisioterapeuta para o pleno exercício da cidadania, sob visão crítico-reflexiva do contesto sócio-econômico-cultural loco-regional, nacional e internacional.
  • Propiciar a formação de consciência cientifica, para o avanço no comprometimento político, visando a transformação social.
  • Mostrar a Fisioterapia como uma área de conhecimento, com identidade e concepção cientifica própria.
  • Estimular a formação de grupos de estudos e pesquisas atentos ás demandas e exigências postas pelos constantes desafios científicos e sociais.
  • Inserir o curso no universo que integra o saber da Fisioterapia, no sistema de ensino universitário brasileiro de forma a criar redes de comunicação.

 

PERFIL DO EGRESSO

O Fisioterapeuta oriundo do curso de Fisioterapia da FQM, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva é o profissional qualificado para o exercício de Fisioterapia, com base no rigos cientifico e intelectual, pautado em princípios éticos/bioéticos, capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico local, municipal/estadual, regional e nacional, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar com senso de responsabilidade ética e social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

 A formação profissional graduado no curso de Fisioterapia da FQM deverá associar conhecimentos técnicos científicos da Fisioterapia aqueles voltados para a firmação humana, com o cuidado e preservação da vida.

 

MERCADO DE TRABALHO

O Fisioterapeuta pode atuar em consultório, clínicas ou serviços públicos e particulares, em equipes de saúde publica (NASF), em serviços home-care, em consultórios próprios, ou ainda hospitais e entidades que apresentam assistência às pessoas portadoras de deficiências. Além disso, pode atuar também em projetos ergonômicos e em ambientes de trabalho, assim como em entidades desportivas e de atendimento a idosos e outros grupos especiais. O mercado cresce, também, em virtude da grande procura por terapias alternativas que combatem o estresse e as dores de coluna. O fisioterapeuta pode ainda ampliar sua área de atuação quebrando paradigmas e buscando novas possibilidades, pesquisando outras especialidades da área da saúde que também necessitem do trabalho do fisioterapeuta.

Sua formação básica possibilita ainda garantias de formação continuada em níveis de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado em diversas áreas do saber.

Do ponto de vista do exercício da profissão, o fisioterapeuta é legitimador ético e legal necessário para que consultórios, clínicas, hospitais e outras instituições possam oferecer à comunidade as práticas assistenciais da Fisioterapia.

 

Informações do Curso