Engenharia Agronômica

Apresentação do Curso

O Curso de Engenharia Agronômica, enquanto ferramenta de transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia, nas áreas das ciências agrárias e ciências afins, tem como missão no momento contribuir para o desenvolvimento social, promovendo um ensino superior de excelência e qualidade e mais tarde promover e estimular os cursos de pós-graduação, de especialização e de atualização, desenvolvendo atividades de investigação fundamental e aplicada, bem como prestando serviços à comunidade numa perspectiva de valorização recíproca.

As ideias que norteiam o curso estão voltadas para um modelo que estimula o desenvolvimento do setor agropecuário através de abordagens criativas, inovadoras e dinâmicas que despertem o espírito questionador e crítico para fomentar a agricultura sustentável e competitiva em mundo globalizado.
O curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Quatro Marcos almeja permitir aos agrônomos o exercício de suas atividades no campo, quando o profissional trabalha com a produção de alimentos, criações de animais e ecossistemas naturais; em ambientes controlados, como casas de vegetação; em laboratórios, na iniciação científica e no ensino; podendo o agrônomo ser empregado, empreendedor, autônomo ou proprietário do meio de produção. Este perfil exige disposição e domínio de conhecimentos básicos e profissionais para que os futuros agrônomos possam acompanhar as inovações na área gerencial e tecnológica.

Sobre a profissão, salienta-se que a agropecuária é setor de destaque no panorama econômico nacional. Atualmente, o agronegócio representa cerca de 25% do PIB nacional, gerando sucessivos superávits na balança comercial agrícola, com consequente demanda por profissionais capacitados para atuar neste setor.
A formação do engenheiro Agrônomo nesta entidade envolve as áreas de solos, engenharia rural, topografia, fitotecnia, zootecnia, ecologia, manejo e gestão ambiental, fitossanidade e defesa sanitária vegetal, alimentos e tecnologia de transformação de produtos agropecuários, controle de qualidade, parques e jardins, nutrição animal, silvicultura, biotecnologia, economia, administração e extensão rural, comercialização e agronegócio, entre outras áreas afins.

O curso de Engenharia Agronômica da FQM representa um marco no nascimento de uma nova fase de destaque no setor agropecuário da região Oeste de mato Grosso. Isto, por ser esta região considerada como área potencial de expansão vertical do setor agrícola que possa atender a crescente demanda de mercado por produtos agrícolas de qualidade.