Pedagogia

INTRODUÇÃO

O Projeto Político Pedagógico de uma Instituição educativa configura sua identidade, na medida em que este define os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da prática pedagógica. É interessante observar que a palavra projeto traz, em sua etimologia, o significado de lançar-se para adiante, em direção ao futuro.
Este Projeto Político Pedagógico define o eixo da docência na formação do Pedagogo, contém análises que buscam compreender a atuação deste profissional, especialmente, na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
O curso de Pedagogia objetiva a formação de profissionais capazes de contribuir para melhoria das condições da realidade educacional do Brasil e de ser comprometido com um projeto de transformação social.  Oportuniza aos educandos uma formação teórico-prática, em nível de Licenciatura, que possibilita uma análise contextualizada sobre as problemáticas do ensino e direciona possíveis formas de atuação do profissional da Educação em seu campo de trabalho.
A licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Quatro Marcos, busca caracterizar a educação como um processo que integra diferentes campos do conhecimento e experiências que propiciam uma compreensão mais crítica e reflexiva da realidade; o que ocorre a partir de uma nova postura diante do conhecimento. A realidade que nos cerca é particular e global e envolve diferentes dimensões como: políticas, econômicas, culturais, científicas e ambientais, as quais mesmo sendo independentes entre si são indissociáveis.

SOBRE O CURSO

Com o objetivo de preparar indivíduos, educadores e profissionais solidários, autônomos, democráticos e críticos, que tenham o exercício da cidadania como valor fundamental é que prioriza-se  uma concepção ampla de currículo na qual os conteúdos específicos da educação infantil e ensino fundamental serão pensados de forma integrada e coerente as necessidades à profissão de educador.
Nesse sentido, esse projeto de licenciatura plena objetiva a formação do docente para:
o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;
a compreensão do universo da cultura e da produção do saber, a inserção crítica dos alunos nesse universo e uma prática voltada à transformar o real.
A  compreensão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a avaliação, a execução  de atividades concernentes ao espaço escolar, bem como em outros espaços onde saberes e conhecimentos pedagógicos sejam necessários.
O curso de Pedagogia da Faculdade Quatro Marcos visa: a formação cidadã do homem atual, de docentes capazes de compreender o significado e o valor da existência humana, pessoal e social, da educação e da escola básica.

OBJETIVOS DO CURSO

GERAL

Assegurar a formação de profissionais da educação, em nível superior, para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, possuindo a docência como a base da formação do pedagogo e a unidade entre teoria e prática como princípio para a atuação do educador em espaços escolares e não escolares.

ESPECÍFICOS

• capacitar profissionais para atuarem no magistério da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como nas demais modalidades educativas pertencentes a área do pedagogo;
  • desenvolver a criticidade para formar profissionais cônscios e ativos no que tange aos seus direitos e deveres profissionais e éticos nas instâncias educativas e sociais.
  • fomentar projetos voltados à formação de profissionais capacitados para desenvolverem ações pedagógicas apoiadas no trabalho coletivo e que busquem a interdisciplinaridade;
  • incentivar a produção cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • formar profissionais nas diferentes áreas de conhecimento;
  • favorecer a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão na formação dos profissionais para a Educação
  • estimular a investigação científica por meio da pesquisa e extensão.
  • promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade;
  • suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional por meio da formação continuada do educando e corpo docente;
  • propiciar debates e análises de problemas locais, regionais, nacionais e mundiais que atingem a educação e a sociedade  de forma geral;
  • disponibilizar serviços especializados à comunidade por meio de projetos extensão;
  • incentivar a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica, articulando a formação inicial com a formação continuada.

PERFIL DO EGRESSO

O contexto sócio-histórico atual exige do educador das diversas áreas do ensino, sobretudo da Educação Infantil e Educação Básica, especificidades que condizem com as necessidades da contemporaneidade, as quais apresentam características que deverão ser construídas nos egressos do Curso de Pedagogia da Faculdade de Quatro Marcos.

O profissional da educação necessita de uma visão crítica, de formação técnico-científica que lhe permita uma percepção clara da função pedagógica no interior da escola e fora desta, bem como uma compreensão abrangente e cônscia de sua posição no meio político, social, econômico e cultural que atua. Ou seja, de uma percepção das relações do homem com o mundo que o cerca e seu papel como agente da educação, na complexidade histórico-social e cultural contemporânea.