Educação Física

APRESENTAÇÃO

      O Curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo geral formar professores com visão crítica, reflexiva e humanística, capazes de atuar na educação básica e na gestão educacional, atendendo aos princípios da ética e da legalidade, capazes de tomar decisões e relacionar-se de forma proativa em equipes multiprofissionais.   

 

OBJETIVOS DO CURSO:

GERAL

    O Curso de Licenciatura em Educação Física da FQM foi estruturado por meio da legislação vigente respeitadas as normas contidas e tendo como base a Resolução CNE/CP 1/2002, a Resolução CNE/CP 7/2004 e a Resolução CNE/CP 2/2002.

    O curso tem como intuito, formar profissionais devidamente situados no contexto da realidade sociocultural da cidade e região, e capazes, para atuar de forma pedagógica, científica e técnica no âmbito da cultura corporal. Para tanto, é oferecido ao licenciado a oportunidade de, durante a sua estada na Instituição, participar de experiências de ensino aprendizagem por meio de relações escolares com os docentes, das fontes bibliográficas existentes, dos cursos de extensão e das atividades de estágios curriculares.

  O Curso tem por objetivo a formação docente qualificada, com capacidade para atuação em ensino e gestão na área escolar, público ou privada, do Ensino Básico, ou seja, na Educação Formal, desenvolvendo atitudes éticas conscientes, reflexivas, críticas, inovadoras e democráticas, oportunizando o aprofundamento científico-cultural conforme interesses e aptidões individuais, e propiciando ao aluno sua auto realização como pessoa e educador.

    O projeto pedagógico do curso busca a formação integral do aluno, por meio da articulação entre o ensino, a extensão (atividades complementares, palestras, seminários, etc.) e a realização de projetos supervisionados por docentes do curso (práticas de ensino), obrigatório.

  Busca, também, desenvolver as competências técnicas para o planejamento, execução e avaliação das atividades na área da Educação Física, dirigidos aos diversos segmentos da sociedade nos âmbitos: Da Atividade Física, Exercício Físico e Esporte, com ênfase a educação, a saúde preventiva e ao lazer, atento, a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais.

      A Faculdade Quatro Marcos, ao conceber o Curso de Licenciatura em Educação Física, o fez a partir do compromisso com a qualidade na formação dos seus alunos fundamentado no ensino pesquisa e extensão. O Curso tem o intuito de preparar seus alunos para que possam não somente dar conta da demanda existente na região, mas, sobretudo, servir de referência para atuar em nível nacional, com formação generalista, humanista e critica qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor cientifico, na relação filosófica e na conduta ética.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

   Para que o objetivo geral seja atingido, foram delineados os seguintes objetivos específicos para o curso:

   São objetivos do Curso de Educação Física da FQM:

  • Formar licenciados em Educação Física aptos a identificar, planejar, programar, organizar, dirigir, coordenar, supervisionar, desenvolver, avaliar e ministrar conteúdos do componente curricular Educação Física na Educação Básica;

 

  • Preparar um profissional capaz de empregar, de forma crítica e criativa, as diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança em Instituições de Educação Básica adequando-as às necessidades dos estágios de desenvolvimento dos alunos, às condições da escola e às necessidades e peculiaridades locais;

 

  • Possibilitar a apropriação de conhecimentos por meio de ensino, pesquisa e extensão que possibilitem ao aluno o domínio de competências de natureza técnico-instrumental que lhe permitam intervir na realidade escolar com competência técnica, comprometimento social e atitude ética;

 

  • Propiciar experiências que permitam o contato dos futuros profissionais com a realidade escolar, desenvolvendo o compromisso social e político da docência através de atividades de ensino, pesquisa e extensão;

 

  • Promover a unidade teoria-prática, por meio de atividades planejadas e sistematizadas de programas de iniciação científica, extensão, estágios, intercâmbios, monitorias e iniciação à docência, além de estudos complementares e outras atividades acadêmico-científico-culturais;

 

  • Preparar um profissional capaz de levar as crianças e jovens, por meio da educação física escolar, a compreenderem o binômio atividade física e saúde, valorizando a adoção de um estilo de vida ativo como elemento importante para a saúde no contexto da modernidade.

 

 

PERFIL DO EGRESSO

 

   As bases de conhecimentos transmitidos ao Licenciado em Educação Física permitem excelente atuação no preparo dos conteúdos da área de conhecimento, necessários ao embasamento da ação profissional, para compreensão, ensino e intervenção profissional, de modo a atender os interesses e necessidades do indivíduo nas diferentes sociedades e manifestações da cultura do movimento humano voluntário nos aspectos técnicos, científicos e culturais.

   O licenciado em Educação Física da Faculdade Quatro Marcos recebe em sua formação conhecimentos básicos e aplicados que o habilitam a exercer as funções de um educador para atuar no ambiente escolar, na Educação Básica, sendo um sujeito ativo no que se refere às ações pertinentes ao aprender, pensar e fazer, incluindo em sua prática pedagógica cotidiana uma posição crítica, a fim de conceber novas propostas, visando o bem-estar do homem.

   O professor formado pelo curso de licenciatura em Educação Física estará apto a exercer a profissão no âmbito escolar, que compreende:

  • Planejamento, execução e avaliação de aulas de Educação Física em todos os níveis de ensino;
  • Utilização instrumental específico da área, para fundamentar ações educacionais transformadoras;
  • Participação em iniciativas para o aprimoramento do sistema educacional, especialmente em sua unidade escolar e comunidade;
  • Valorização de sua atividade profissional, divulgando a cultura corporal do movimento, nos diferentes espaços do ambiente escolar, relacionando-a a questões da educação, qualidade de vida, saúde e esportes;
  • Identificar o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, associando-o com as questões de ensino e aprendizagem, propondo atividades físicas, que melhor propiciem transformação positivas no educando;
  • Exercer função de liderança democrática e eticamente ajustada à dinâmica de uma sociedade em constante mutação;
  • Planejamento e coordenação de experiências de aprendizagem, organizando o conteúdo de ensino, tornando-o prático e útil, interessante, motivador, e, articulado à realidade;
  • Possibilitar a participação ativa em eventos culturais, artísticos, desportivos e de produção de conhecimentos científicos desenvolvidos em âmbito local, regional, interestadual e internacional.

O Licenciado deverá desenvolver as seguintes competências:

 

  • Identificar e utilizar os diversos conteúdos da cultura do movimento, estimulando a criatividade e a reflexão;
  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da educação física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores morais, sociais, éticos e estéticos, próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • Desenvolver os conteúdos levando em consideração as dimensões técnica, científica e sociocultural;
  • Desenvolver a prática da cidadania e da cultura;
  • Reconhecer a complexidade que é o fenômeno corporal, procurando estudá-lo nas perspectivas social e humana, à luz da cultura historicamente produzida e no contexto da sociedade moderna;
  • Identificar a dinâmica do processo de mudança que ocorre atualmente na ciência e na educação, tendo condições para transportar esse conhecimento para o interior de sua área de produção epistemológica;
  • Reconhecer a Educação Física Escolar como uma disciplina curricular no interior da Escola, fazendo com que em seu planejamento, desenvolvimento e avaliação, esteja presente a preocupação com a cultura do movimento e sua interface com as demais disciplinas curriculares;
  • Elaborar propostas pedagógicas em Educação Física que possam ser aplicadas nas comunidades interessadas, respeitando o desenvolvimento biológico, psicológico, motor e social dos participantes;
  • Planejar, desenvolver e avaliar conteúdo da disciplina Educação Física segundo as diversas formas e concepções pedagógicas;
  • Utilizar teoria e prática de forma dialética, em sua prática pedagógica, articulando o ensino e a pesquisa, estimulando a investigação;
  • Possibilitar o diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento (interdisciplinaridade);
  • Intervir de forma criativa e crítica em sua prática, considerando e reconhecendo os problemas socioculturais do contexto;
  • Atuar de forma ética, com responsabilidade social e profissional, compreendendo o papel da educação na sociedade;
  • Reconhecer a Escola como um local de produção de conhecimento e de pesquisa, e utilizar-se desse espaço para a construção de um projeto que vise tornar a sociedade mais justa, colaborando para a formação ética e política do cidadão.