Projeto CINE FQM

OBJETIVOS

Geral: Proporcionar o entretenimento e aproximar todas as pessoas que compõem o universo da FQM, estimulando-os ao aprendizado cultural e artístico, além de desenvolver, a partir do gosto pelo Cinema, o senso crítico, oferecer momentos de lazer e desenvolvimento social.

Específicos: promover o hábito de frequentar cinema; estimular o aprendizado cultural, artístico e estético; fortalecer o senso crítico; propiciar novas formas de leitura e compreensão de textos e contextos; oportunizar momentos de lazer e ofertar recursos para que acadêmicos possam realizar atividades de extensão.

CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

Período de realização: uma sessão aos sábados, quinzenalmente, com início às 16 horas.

Público alvo: destina-se, prioritariamente, à comunidade da FQM: estudantes, professores, funcionários. Podendo ser estendido a seus familiares e, havendo vagas, a pessoas da comunidade.

Divulgação: a divulgação será feita inicialmente nos murais da FQM e em salas de aulas e redes sociais. Posteriormente, será utilizada divulgação nas rádios locais.

Inscrição: as inscrições serão feitas na secretaria da FQM, durante o transcorrer da semana que antecede a exibição, sem custo para os participantes.

Local de realização: as sessões serão realizadas na Sala de Multimeios da Faculdade de Quatro Marcos – FQM.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

Metodologia utilizada: na semana que antecede a exibição, serão colocados 03 (três) títulos para apreciação, com devidas sinopses, envolvendo os diversos estilos (ação, romance, comédia, de época, suspense, outros), podendo ser votados por meio do uso da urna colocada na recepção da FQM ou através de recursos disponibilizado no site da IES.

Tendo sido escolhido o filme, este será locado pela IES para apresentação. Antes da exibição será feita uma breve apresentação do filme em que deverá ser reforçado o título, o estilo, atores principais, local em que se desenvolve e o enredo.

Também será oportunizado, logo após o encerramento, àqueles que queiram discutir cenas ou contexto do filme, um momento de discussão em grupo.

Nas sessões que ocorrerem exibição de filmes de múltiplas interpretações e de difícil compreensão pela maioria do público, por suas mensagens peculiares e muitas vezes filosóficas, será feita uma síntese e explanação para melhor entendimento e abrangência de conhecimentos.

Critérios de avaliação do Filme e do Projeto: ao final de cada sessão de cinema, será entregue aos participantes um questionário com 05 questões objetivas e duas dissertativas para manifestarem suas opiniões e sugestões.

Para conhecer mais do projeto: Download do Projeto CINE FQM