APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso

A Psicologia é uma área de atuação profissional e um campo de estudos. Em ambas modalidades, o psicólogo trabalha com fenômenos psicológicos como aprendizagem, emoções, cognição, motivação, memória, e outros. Os conhecimentos sobre tais fenômenos são aplicados em todos os contextos humanos: nas relações do indivíduo consigo mesmo, nos seus envolvimentos românticos, nas suas relações familiares, nas instituições em que estuda e trabalha e na comunidade em que reside.

O trabalho do psicólogo envolve ajudar os indivíduos a encontrarem soluções para suas dificuldades atuais, prevenir a ocorrência de futuros problemas e aperfeiçoar as condições de saúde existentes. Devido ao sucesso nesses tipos de intervenção, a Psicologia vem crescendo e ganhando simpatizantes dentro dos hospitais, escolas e empresas. Esse crescimento indica o reconhecimento do trabalho do psicólogo e significa uma ampliação das possibilidades de engajamento profissional.

Objetivo

O objetivo do curso de Psicologia da FQM é possibilitar ao aluno uma formação de bases sólidas, tanto no nível teórico quanto no prático, que os permitam conhecer e realizar pesquisas e atuar nas áreas clínica, educacional, organizacional, da saúde e da avaliação psicológica.

Mercado de Trabalho

O psicólogo é o cientista que estuda o comportamento humano e o profissional que aplica os conhecimentos de sua ciência para prevenir, lidar com e aperfeiçoar as relações dos indivíduos entre si e consigo mesmos. Devido à amplitude do seu objeto deestudo e intervenção, a área de atuação do psicólogo não tem limites definidos, podendo ocorrer em qualquer situação na qual haja interação humana.

A área mais conhecida de atuação do psicólogo é a Psicologia Clínica, na qual o profissional auxilia pessoas ou grupos a se auto-conhecerem, possibilitando que lidem de maneira mais saudável com outros indivíduos, com suas responsabilidades e consigo mesmos. Há também a Psicologia do Trabalho, em que o profissional atua investigando e aperfeiçoando as relações de trabalho e seus efeitos sobre a saúde do indivíduo, bem como as relações entre os indivíduos e as organizações. Na Psicologia Escolar, o psicólogo atua melhorando as situações de aprendizagem e as interações sociais entre professores e alunos, além de estudar e lidar com as causas das dificuldades de aprendizagem.

As três áreas descritas acima são consideradas clássicas dentro da Psicologia. Atualmente, a profissão cresceu e se especializou. Novas áreas têm sido exploradas pelo psicólogo, tais como Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde, Psicologia do Esporte, Psicologia Ambiental, Psicologia do Trânsito, Psicologia Jurídica, dentre outras.

A Psicologia continua em transformação, acompanhando as mudanças da sociedade. Profissionais competentes e atentos às demandas sociais e de mercado têm possibilidade de descobrir novas áreas de atuação. O dinamismo e a amplitude do comportamento humano colocam o limite do trabalho do psicólogo em seu próprio conhecimento e flexibilidade.