Enfermagem

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso

Na Faculdade de Quatro Marcos – FQM o Curso de Bacharel em Enfermagem possui uma carga horaria total de 4010 horas, sendo que destas 830 horas são destinadas ao Estagio Curricular Obrigatório que acontece no ultimo ano do curso além de todas as aulas praticas em campo que são realizadas em vários equipamentos de saúde e equipamentos sociais do município de São Jose dos Quatro Marcos e de municípios vizinhos.

Buscamos formar enfermeiros responsáveis, comprometidos com o ser humano, afetivos no cuidar do outro e que coloquem a cooperação antes da competição, implementando ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação deste ser humano e de sua coletividade.

Assim, o Curso de Enfermagem tem como meta formar enfermeiros que exerça todas as atividades de enfermagem com responsabilidade sempre pautado no exercício da enfermagem disposto na Lei nº 7.498, de 25/06/86, regulamentada pelo Decreto nº 94.406, de 08/06/87.

Objetivo

Curso de Enfermagem – Bacharelado objetiva graduar profissionais aptos ao exercício da Enfermagem nas quatro grandes áreas de atuação: assistencial, administrativa, ensino e pesquisa, assim como formar cidadãos comprometidos com os direitos e deveres do ser humano.

O Curso de Enfermagem, norteado na proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais, tem como objetivo, a formação do profissional enfermeiro de nível universitário generalista, humanista, critico-reflexivo, apto ao exercício com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos.

Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde – doenças mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes, atuando, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Mercado de Trabalho

  O mercado de trabalho é muito amplo os egressos do Curso podem atuar em serviços de saúde, públicos ou privados, na área hospitalar ou na área de saúde pública, em empresas, instituições de pesquisa, consultórios de enfermagem, atendimento domiciliar (Home-Care), consultoria, auditoria, assessoria, instituições de ensino (cursos técnicos, graduação, pós-graduação, entre outros), asilos, creches, indústrias, nas Forças Armadas, entre outros locais.