Histórico

A Faculdade de Quatro Marcos – FQM foi constituída em 2002, a partir do diagnóstico do número insuficiente de vagas para acesso ao ensino superior, quase totalmente restrita a apenas duas instituições públicas ou particulares localizadas na capital do estado de Mato Grosso. Esse fato motivou a criação de uma instituição de ensino superior no interior do estado que pudesse atender àqueles que estavam à margem desse processo, o que significou uma ação em favor da democratização e interiorização do ensino superior, em um estado de distâncias imensas.

Os motivos que impulsionaram a criação da Faculdade de Quatro Marcos – FQM podem ser resumidos na possibilidade da Instituição se constituir numa forte alavanca do progresso sócio-econômico do município de São José dos Quatro Marcos e região. Outro importante fato, é que o regaste histórico da Faculdade de Quatro Marcos – FQM aponta que a sua criação e instalação se mistura aos anseios da população em fazer do município de São José dos Quatro Marcos um centro de formação acadêmica, visto que desde as décadas de 1980 e 1990, este município já contara com cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Mas não é somente São José do Quatro Marcos, que espera pelo desenvolvimento da educação, já que um olhar em torno de 100 km do município permite observar outras localidades que se encontram em desenvolvimento, como por exemplo, os municípios de Araputanga, Reserva do Cabaçal, Curvelândia, Mirassol D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavai, Jauru, Salto do Céu, Rio Branco, Lambari D´Oeste, Figueirópolis D´Oeste, Vale de São Domingos, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião. Uma população de 147.742 habitantes, de acordo com dados do IBGE(2007).

No ano de 2002 novamente se acende a possibilidade de realização do sonho supramencionado, quando um grupo de empresários, liderados pelo Prof. Dr. Julio César André, cria a EDUCARE Gestão de Educação Ltda. uma mantenedora de estabelecimentos de ensino superior e congêneres e inicia o processo de implantação da FQM.

Os motivos apontados para justificar e defender a implantação de uma instituição de Ensino Superior, no município de São José dos Quatro – MT, de pequeno porte e localizado no interior, incluíam:

I. A dificuldade de deslocamento para os centros educacionais, fator limitante, principalmente para quem trabalha e dispõe de pouco tempo para os estudos;
II. O baixo custo de vida, para facilitar a manutenção da estada do aluno;
III. A melhor qualidade de vida e mais segurança;
IV. A necessidade de criação e deslocamento dos cursos superiores para o interior, em especial, no caso da região Centro-Oeste, que segundo dados do Censo do IBGE (2001), divulgados pelo MEC, foi a região que teve o desempenho mais modesto em relação às outras regiões do país.

Durante as festividades de comemoração do 35º aniversário do município foi lançada a Pedra Fundamental da Faculdade de Quatro Marcos – FQM juntamente com a exposição da maquete do projeto do campus da FQM.

A construção do prédio deu-se em tempo recorde e a comissão verificadora do MEC realizou a visita in loco em março de 2003, para proceder ao credenciamento da instituição e a autorização dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia, os quais haviam sido protocolizados junto ao MEC.

Em Março de 2006 o Ministro da Educação Fernando Haddad assina a Portaria de Credenciamento da FQM, assim como as Portarias de Autorização de Funcionamento dos Cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia.

Já em abril de 2008 a FQM recebe a visita da Comissão de Avaliação do MEC para o processo de reconhecimento dos Cursos de Enfermagem e Farmácia, recebendo o reconhecimento das comissões, o que demonstra que a FQM trabalha em conformidade com a normatização do MEC. Em 2008 novas pessoas encampam a ideia de desenvolvimento da Faculdade e assumem sua gestão, mas sem perder o norte principal: a educação como fator primordial para o desenvolvimento regional.

Reorganizada e reestruturada, a FQM parte em busca de novos desafios, lançando cursos de pós-graduação e extensão, visando novamente oferecer a região, a oportunidade de continuar os estudos sem precisar recorrer aos grandes centros.
   Essa é um pouco da história da FQM, uma instituição fincada no coração do Estado de Mato Grosso, mas irradiando conhecimento para transformar nossa sociedade.

Portaria de Credenciamento da IES